Thursday, January 24, 2008

o pote

Este produto de seu nome Neti Pot, é um descongestionante nasal que nos ajuda nos momentos em que, quando falamos, parecemos o sapo Cocas. Mas o que me chamou realmente à atenção é a sua forma e utilização. Primeiro...é um pote completamente assumido (é de reparar na deliciosa decoração e no seu branco imaculado parecendo autêntica cerâmica). Historicamente, o pote (ou bule) é conotado como sendo um objecto que implica uma bebida, chá, café. Mas aqui, o bico onde derrama um delicioso chá de camomila ou um apreciado café de Timor, é utilizado para derramar uma mistura de um pó esquisito e água para colocar, vejam só...na narina. Não deixa de ser interessante ver este objecto a ser utilizado, parecendo um truque de magia á lá Luis de Matos, mas também (e foi este o propósito deste post) para analisarmos como os objectos podem ser direccionados para a sua função, sem precisar de recorrer a formas já existentes, visto que a nível imagético, há uma ligação entre a forma e função dos mesmos. Não tentem isto em casa usando um bule de faiança, por favor.

3 comments:

renata said...

epah muito bom, ja o utilizaste?

tambem concordo ctg sabes, alias eu uma das coisas que gosto de fazer como exercicio de desbloqueio passa por observar objectos desconectados (pareço uma brazuca a falar) da sua funçao. ora deixa ca imaginar se este relogio nao dava um elegante prato de cozinha. pronto mas como tenho tido algum azar na comunicaçao das minhas propostas e na forma como as devo passar, ninguem me liga..

a questao da forma é muito importante, nesse sentido tenho estado um bocado mais sensibilizada para isso. mas nao sei "you should do h"armoni"c shapes" (formas harmonicas ahahahahah)

tenho estado a ler um livro que comprei antes de bazar e que na altura ate pensei oferecer-to mas olha fui e egoista e guardei-o pra mim

"the blob object" da chronicle books muito bom, tem feito um impacto tremendo, percebo agora a razao de muitas coisas, e de um dos possiveis porques desta tendencia ter surgido.

as vezes no entanto continuo a questionar-me s é mesmo isto que quero fazer. trabalhar e conceber objectos com o unico intuito (a venda), isto parece um bocado demagogia, porque acabamos sempre por fazer isto. somos os advogados do diabo ao fim ao cabo. mas parece-me tao hipocrita falar de capitalismo e fim das desigualdades quando estou a redesenhar panelas para servirem um mercado de luxo (ok ok o meu papel a desenhar tb pode garantir o emprego a muitas pessoas, e isso é optimo) mas no final é necessario fazer a soma de tudo, e ver as mais valias, nao achas? O que me da mais pica nisto tudo é o contacto com as pessoas a quem isto s destina e os processos criativos elaborados de forma quase orgasmica :D

a ver vamos como corre no futuro

pode ser q seja uma vendedora de motorolas numa lojinha ao pe da loja do cidadao dos Restauradores, quem sabe!

(acho q preciso de escrever e falar e discutir mais sobre desaine do que tenho feito)

bijum da renas

suuh said...

Acho que vou perder a cabeça e mandar vir um.
Nós enquanto designers, temos essa grandiosa responsabilidade de fazer nascer novos objectos para o mundo e esses objectos podem mudar hábitos, maneiras de pensar, a maneira como olhamos para os outros e para nós próprios, podem mudar a relação que temos uns com os outros e mesmo com o mundo. Por termos essa responsabilidade, à que trabalhar a forma e a função dos objectos, qualquer que seja o público-alvo. Todos nós somos seres individuais, recebendo estímulos de maneiras diferentes e quantos mais estímulos recebermos, mais despertos nos tornamos. Há vários caminhos para o design e esse, é um deles, é um excelente desafio para tu própria te definires. E já agora, tinha gostado muito se me tivesses oferecido esse livro :D
Por acaso o Rashid tinha lá na sua biblioteca e eu na minha hora de almoço de vez em quando pegava no blob.
Uma beija para você

Ricardo Fradique said...

Muito bom,

A manequim robotizada também está de parabéns deve ter sido um casting muito selectivo n é fácil ter uma postura de um misto de bonca de porcelana e robozinha